segunda-feira, 21 de maio de 2007

Metrossexual.

Metrossexual é o homem heterossexual urbano que dá excessiva ênfase à estética pessoal. Esse novo homem é visto cada vez mais a partir dos anos 90 e tem no jogador de futebol britânico David Beckham o seu representante entre as celebridades internacionais. É perceptível a mudança.

Os homens assumem a vaidade com a aparência física e alguns até a expõe com certo orgulho. Nada contra. Ao contrário, e não conheço mulher que não goste.

Adoramos homens perfumados e bem vestidos. Achamos charmosa aquela preocupaçãozinha com o cabelo e a barriguinha de chope. A prática de exercícios físicos para se manterem saudáveis é elogiável.

Que bom que eles estão se cuidando mais! A aparência não é tudo, disso eu não tenho a menor dúvida, mas não deixa de ser importante e fico feliz ao ver a transformação na atitude de parte da população masculina.

Contudo, na minha opinião, há de ser contido um certo exagero. Qualquer um faz o que quer com seu corpo, mas têm coisas que a mim soam como desnecessárias.

O que leva um homem a fazer as sobrancelhas? É certo que o contorno das sobrancelhas num rosto feminino tem um efeito bacana, mas homem de sobrancelha desenhada tem o efeito oposto. O olhar masculino requer um ar mais forte, mais viril. Um quê de selvagem. Sei que há uma certa pressão dos consultores de beleza, mas fujam desse mico doloroso! Não precisa adotar o visual Brizola, claro: uma aparadinha vai bem, nesse caso, porém não mais que isso.

E a depilação do tórax, então? Pelo amor de Deus, não se submeta a essa tortura, a não ser que você seja um nadador de alta competitividade. Homem tem mais pêlos sim e essa diferença entre nossos corpos é fundamental. Toni Ramos vem mantendo seu posto de galã há anos na televisão brasileira a despeito do seu excesso de pelos. Concordo que não seja o ponto forte dele, mas não compromete sua beleza.

Cremes são admissíveis. A pele masculina merece tanto cuidado quanto à feminina, porém cuidado para não ficar dependente de uma nécessaire cheia de potinhos, que pode afetar sua imagem masculina. Preconceito? Talvez, mas estou sendo sincera.

Plástica para corrigir pequenos defeitos estéticos é um direito. Quem se aflige com algum probleminha desse tipo e pode fazer a correção aproveite. Mas, se você quer manter sua aparência máscula, não arrebite o narizinho. Esse tipo de cirurgia plástica costuma deixar dúvidas sobre a identidade sexual do homem às vistas de todos. Desvio de septo, tudo bem; nariz arrebitado de plástica, nunca!

O zelo com as unhas é necessário. Unhas descuidadas são terríveis, mas o esmalte, ainda que incolor, é dispensável. Freqüentar manicuro e pedicuro demonstra asseio e modernidade, mas não é obrigatório: você pode fazer em casa e nós não notaremos a diferença.

Tenho certeza que o metrossexual não é gay, mas o exagero pode confundir e se vocês não desejam apenas ser, mas também parecer ser heterossexuais cuidem-se, porém não se excedam.

Assim como nas mulheres, os excessos com a aparência podem encobrir uma baixa auto-estima ou deixar de priorizar outros aspectos que nos fazem seres humanos inteiros.

É fundamental para nós, homens e mulheres, alimentarmos a mente e o espírito para que não nos tornemos belas esculturas sem a essência da humanidade que nos torna semelhantes ao criador.

Um comentário:

Anônimo disse...

SHOW!!! ADOREI!!! Estou fazendo umas pesquisas e um apanhado, ref. a homens perfumados, para meu blog.
adorei seu Blog, tem tudo que eu gosto... Parabéns
me faça uma visita ok?
www.marscudiere.blogspot.com
beijos e que Deus a bençoe
Continue assim está show!!