terça-feira, 5 de maio de 2009

Leite Derramado

" Com o tempo aprendi que o ciúme é um sentimento para proclamar de peito aberto, no instante mesmo de sua orígem. Porquê ao nascer ele é realmente um sentimento cortês, deve ser logo oferecido á mulher como uma rosa. Senão, no instante seguinte ele se fecha em repolho, e dentro dele todo mal fermenta".


É Leite Derramado, o novo romance de Chico Buarque de Holanda que nos leva pela história de amor centenária entre Eulálio e Matilde.

Amor, sensualidade, política, poder, crimes e o painel da sociedade brasileira ponteados com lirismo.

Situei a protagonista entre a Gabriela de Jorge Amado e a Capitu machadiana .Aliás, percebii uma forte referência à obra de Machado no livro. As ondas do mar de Copacabana, que parecem guiar-se pela respiração de Matilde, invadem a praia em noite fatídica.

Eulálio também traz um pouco de Bentinho, mas não a casmurrice, pois é com extrema doçura que cultua a lembrança da única muler que amou.

A despeito das resenhas que li e que me empurravam para longe do livro a narrativa de Leite Derramado e seus personagens seduziram-me desde as primeiras páginas.

Fui assim, de um fôlego só, do apogeu à decadência dos Assumpção, mas me detive no coração do narrador e foi o sabor doce que me ficou.




Evelyne Furtado, em 05 de maio de 2009.

Nenhum comentário: