quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

SEM FANTASIA.

Para falar a verdade neste Carnaval não me sentia com vontade de escolher o que usar ou em qual fantasia me esconder. Já fui Jardineira, Baiana, Índia e Melindrosa. Cleópatra, nunca quis ser. Eva, sou na intimidade. Odalisca, não combinava com meu momento. Estava em outra sintonia, mas encontrei a folia e com meu sorriso mais espontâneo me vesti.


Adoro músicas de carnaval. As marchinhas são contagiantes. Para os que não conhecem recomendo o musical Sassaricando - E o Rio Inventou a Marchinha , de Sérgio Cabral (pai), com Soraya Ravene e Eduardo Dusek , entre outros excelentes intérpretes (já em DVD). Uma galeria de saudade, emoção e vibração. Mesmo daquelas que não conhecia gostei e me arrepiei com Máscara Negra e Cidade Maravilhosa.


Cresci entre marchinhas e frevo. Vassourinhas ouço desde criança. Pernambuco, estado vizinho, é habitado por foliões. Percorrer Recife e Olinda no Carnaval é ver fantasias por todos os lados. Acho lindo isso. É quase irresistível a embriaguês do frevo, cantar Capiba, "tomar umas outras e cair no passo" com Alceu.

E quem resiste a um bom samba? Nem mesmo os que são ruins da cabeça ou doente do pé. Eu adoro e os reverencio o ano inteiro. Não falo dos sambas enredos atuais, pois esses evaporam depois do carnaval. Refiro-me aos clássicos.


Também gosto de axé. Negar para quê? Chiclete com Banana não é para pensar. É para tirar o pé do chão e é gostoso levitar. Dalila , o hit atual de Ivete é bom para cantarolar e se mexer, mas tenho a sensação de que é uma música de momento.

Há quem toque e escute forró no carnaval, o que não consigo entender, mas gosto é indiscutível, aprendi. Ainda assim, protesto.

Nesta Quarta de Cinzas despeço-me com um trecho de A Felicidade, música de Tom, letra de Vinicius. Dois gênios. Maestros de melodias e versos. Eternos meninos que fizeram da arte uma deliciosa brincadeira e da vida "uma aventura errante".



"A felicidade do pobre parece
A grande ilusão do carnaval
A gente trabalha o ano inteiro
Por um momento de sonho
Pra fazer a fantasia
De rei ou de pirata ou jardineira
e tudo se acabar na quarta feira"

Reedição.

Um comentário:

MARTHA THORMAN VON MADERS disse...

bela postagem encontro aqui. Parabéns.