sexta-feira, 11 de julho de 2008

Prece ao Vento em Noite Fria em Natal.



Nesta noite sinto frio. Natal, a cidade do sol, esfriou. Não se espantem. Não é o fim dos tempos. Acabei de verificar a temperatura: 23º com sensação térmica de 20º. Frio? Sim, 23 º aqui é frio. Taí, Dona Zélia Maria Freire que não vai me deixar mentir.
É que o sol não nos abandona em nenhuma estação. Ele, o astro, deixa de comparecer na Europa por dias seguidos. No sul e no sudeste do Brasil, bem como nos paises vizinhos, ele até ilumina no inverno, mas não abranda o frio. É dispensável falar na Sibéria, no Alasca, ou nos pólos.
Em Natal o sol dá o ar de sua graça o ano inteiro, nem que seja para marcar presença por algumas horas em dias de temporal. Agora chove e sinto um friozinho bom, daquele que nem precisa de cobertor, só convida para a cama, com um bom livro, na falta de outro corpo para nos aquecer.
Se bem que não acho que o frio estimule a sexualidade. Nesse aspecto o calor é bem mais eficiente, mas não posso negar o aquecimento do sangue que corre em nossas veias com a aproximação da respiração, do contato, do abraço. Daí para frente a estória é outra.
Porém, eu estava falando que esse nosso frio nos tira da rua, nos impede de abrir janelas e dá preguiça. É que temos muito vento por aqui. Um vento que vem do mar, escala as dunas que recortam a cidade e avança casa adentro como se fosse propriedade dele.

_ Entre, senhor vento, mas só um pouquinho, que não quero esfriar meu coração e é por isso mesmo que só deixo uma frestinha da janela aberta. E tem mais: seria muito bom que o senhor nos visitasse com mais freqüência a partir de dezembro, quando se muda para as praias e nos deixa torrando na cidade.

Pronto, falei sobre esse climazinho gostoso, que é café pequeno para quem tem invernos congelantes, mas que me dá preguiça e vontade de tomar um vinho gostoso com você.



"Vento que balança as folhas do coqueiro , vento que encrespa as
Ondas do mar , vento que assanha os cabelos da morena e traz
Noticias de lá , vento que assobia no telhado , chamando a lua pra
Espiar , vento que na beira lá da praia escutava o meu amor cantar
Hoje estou sozinho e tu também , triste me lembrando do meu bem
Vento diga por favor a onde se escondeu o meu amor..."


"Prece ao Vento" de Gilvan Franklin e Fernando Luiz da Câmara Cascudo.


Evelyne Furtado
Publicado no Recanto das Letras em 08/07/2008
Código do texto: T1071539

Nenhum comentário: