terça-feira, 22 de julho de 2008

Cantos de Sedução: sereias e suas versões masculinas.




Nunca ouvi cantos de sereias. Há quem diga que elas encantam os homens que as escutam. A Odisséia, de Homero, já falava nelas. Perigosas mulheres-peixes, ou mulheres-pássaros. De acordo com a mitologia nórdica ou grega.

No Brasil, a Iara, que mora em nossas águas doces possuem poderes mágicos e é melhor que os mais afoitos não queiram ver sua beleza. É o que diz nosso folclore.

Ouço cantos diversos.. Vozes mais graves os entoam. Alguns, emitidos por pássaros sedutores, não passam do meu ego. Outros, evidentemente, me tocam. Mexem com meu músculo cardíaco, meus nervos, meus sentidos.

Uns cantos elaborados me inebriam e ficam nisso. Alguns seres cantam, porque cantar faz parte da natureza deles. Esses cantam para muitas e preciso tapar meus ouvidos para não ser afundadas em seus mares.

Tem quem cante apenas para se certificar de seu poder de sedução e sem ligar para quem os escutam. Perigosos, mas também inseguros. Melhor fugir dessa rede, que não sou peixe.

Tenho ouvido cantos que me inquietam, me jogam para lá e para cá, maltratando.
Também ouço cantos que me confortam e que me trazem alegria. Gosto dos últimos, que fazem meu espírito flutuar em águas deliciosas.

Um comentário:

AnadoCastelo disse...

O que não faltam são cantos falsos. É só não deixarmos levar por eles.
Jokinhas